segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Início do Desmame

"Há muito tempo eu andei calada mas agora resolvi falar"... pois é, andei super afastada daqui, são quase 10 meses pra ser exata, mas o motivo era justo, não tinha internet em casa. E também não achava que tivesse algo tão importante a dizer, como tenho agora. Estamos iniciando o desmame aqui em casa. O Leo está com um ano e nove meses (quase dez), está indo na escolinha pela manhã, e eu resolvi me cuidar também, isso tudo está atrelado ao desmame, e vou explicar o por quê.

Como eu disse em um post anterior, sobre amamentação, quando o Leo tinha pouco mais de 2 meses meu leite começou a diminuir muito, a ponto de chegar a hora de mamar e eu não ter nada além de um peito vazio e murcho pra oferecer, ele tinha fome e não aceitava mamadeira com leite artificial, então recorri à minha GO, que me prescreveu o Equilid 50. Nessa época eu já havia perdido todos os 17 kg ganhos na gravidez e tinha meu corpo de antes (claro que a barriga era uma pelanca pois ainda era cedo). Comecei a tomar o remedinho, meu leite voltou a "existir" e junto fui ganhando quilos a mais com o passar do tempo. Pra quem não sabe, o Equilid é um tipo de anti-depressivo que faz aumentar o apetite e cria um desejo VORAZ por doces.
Ano passado eu fui sumariamente demitida do meu antigo emprego e desde então sou mãe e dona de casa, pois não consegui mais me encaixar no mercado de trabalho, e aproveitei também pra curtir essa fase de desenvolvimento do meu pequeno, que é boa demais. Só que ficando em casa a gente também vai se acomodando, come mais, não se exercita, e em resumo, hoje estou 10 kg acima do meu peso ideal e pré-gravidez, o que tem me feito muito mal, inclusive como pessoa e como mulher que sou.

Há cerca de um mês e meio resolvemos (eu e meu marido) colocar o Leo na escola, um CMEI aqui pertinho de casa, para que ele convivesse com outras pessoas (adultas e crianças) e deixasse um pouco a timidez e o "grude" com a gente de lado. Também esperamos que ele solte a língua, porque ainda não fala quase nada. Tem sido muito bom pra ele, só que por mamar em casa quando acorda, ele não tem muito apetite para tomar o café da manhã que a escola oferece, e a sugestão da diretora foi começar a desmamar. Algo em que eu já estava pensando há algum tempo porque também queria emagrecer e sabia que o remédio que tomo é um dos fatores de impedimento.

Como ainda restavam algumas cartelas do remédio, continuei tomando e resolvemos (eu e meu marido) que quando acabasse seria a última. E esse último comprimido eu tomei sábado. Ontem tive concurso pela manhã e o Leo não mamou, tomou leite de soja e comeu pão. Mamou somente a noite, antes de dormir, pois meus peitos estavam cheios, ainda em decorrência do efeito do remédio no organismo. Hoje de manhã ainda tinha leite e ele mamou também. Ainda não sei como será à noite (ah sim, o Leo estava mamando apenas duas vezes por dia, de manhã cedinho e à noite antes de dormir) mas resolvi que vou oferecendo o peito enquanto tiver leite, até que ele mesmo perceba que acabou e abandone também.

Não imaginava que seria tão difícil tomar uma decisão dessas, porque amamentar é bom demais, é um momento só nosso, que amamenta ou amamentou sabe, mas tenho orgulho de tudo que fiz pra conseguir manter isso até hoje, sei que foi o meu melhor por ele.

 Leo e eu no aniversário de um ano dele


E você que já passou pelo desmame? Como foi? Conte aí nos comentários....