quinta-feira, 26 de novembro de 2009

32 semanas ...


Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som.
Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos.
Se você estiver esperando um menino, os testículos dele devem estar descendo do abdome para o saco escrotal. Às vezes, no entanto, um dos testículos -- ou os dois -- não está na posição certa quando o bebê nasce.
Em dois terços dos casos de meninos que nascem com criptorquidia (testículo que não desceu), o problema se resolve sozinho até o primeiro aniversário. 
É provável que você esteja engordando até meio quilo por semana. Isso acontece porque nas últimas sete semanas de gravidez o bebê ganha metade do peso total que terá ao nascer. É bom garantir, portanto, que você esteja comendo bem nesta reta final.  


 
Essa semana tive consulta, minha pressão (pra variar) estava em 10/6 e eu me arrastava como a Bolha (do filme) resultado, passei a tarde em casa, semi-nua, dormindo. Essa semana começou com mais uma novidade - mãos inchadas e doloridas - além dos pés que já não é de hoje que se transformaram numa massa gorda do tipo pão caseiro. Fiquei preocupada mas a médica disse que não tem motivo, que a tendência é piorar (e riu de mim ainda ;( ).
Ontem fomos à capital, pois minha sogra fez uma cirurgia. Enquanto o marido ficava no hospital saí passear com uma prima grávida, e ver fofurices pros babys. Incrível como tem zilhões de coisinhas lindas por lá, muitíssimo mais que aqui, lógico. Mas fui firme e forte e não comprei nadinha.
O Leo ganhou uns presentinhos fofos da Ju e da Manu (que vai nascer depois dele).

Estou chegando a conclusão que não tenho mais saco ânimo pra vir no escritório trabalhar todo dia. Meus pés incham, minhas costas doem, minha barriga dói também, e não posso nem tirar um cochilo quando o sono insuportável bate ... e ainda to esperando minha colega fechar minha planilha de férias pra ver quantos dias tenho ainda pra tirar e quando posso chutar tudo pro alto marcar minha saída e ir descansar.

Voltando à consulta, a dra disse que tá tudo ótimo, exceto pelos 2,2Kg que ganhei nas últimas 5 semanas. Que tenho que me controlar etc etc etc ...
Amanhã volto no ortopedista, na nutricionista, e torço do fundo do meu coração que o orto ache que preciso de mais 14 dias em casa para melhorar as costas ... quem sabe????

Fora isso só as coisas que passam na minha cabeça, as dúvidas de sempre, os medos ... o humor oscilante que quase peguei o marido pelo pescoço no domingo ... mas tento me controlar ... logo passa - eu acho!!!


vista aérea - antes e depois






saudade do corpitcho...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

desejo de grávida realizado

Na última terça feira realizei meu mais profundo e agoniante desejo de grávida: comprei um Crocs. Sofrendo desde que o inverno se foi e os dias de calor passaram a ser tortura para meus pães pés pois só consigo usar tênis all star e rasteirinhas (que, diga-se de passagem, têm ZERO amortecimento), decidi que ia comprar uma dessas sandalinhas que podem até não ser uma "flor de formosura" como diria minha mãe, mas que pareciam levinhas, molinhas e confortáveis. E foi aí que meu drama começou. A única loja da minha cidade que vende os bichinhos Made In China ORIGINAIS tinha todo e qualquer número, menos o meu. Bem feito, quem manda ter pé comum à 90% da população (leia-se tamanho 36 - uso 35 mas pé de grávida é aquela coisa né). Num passeio na capital tentei fazer a aquisição num quisque exclusivo da marca num shopping e adivinha??? CLAAAAAARO que não tinha meu número também.
Minha saga durou 2 meses, já estava achando que meu filho ia nascer com uma dessas estampada no bumbum... quando eis que um raio de luz invade minha mente (não foi isso, foi o marido que sugeriu que a gente entrasse na loja e visse se tinha chegado) e eu resolvo entrar na loja, já preparada para a resposta de sempre, e o moço diz: tem sim, tem no azul, no pink e no bege.
Foi o que bastou, meus olhos brilharam, meu coração pulou exultante de alegria mandei empacotar antes que alguém achasse e quisesse.
Ontem fiz o teste, usei pra trabalhar durante todo o dia e adivinhem: nada de dor nos pés, nada de pé suado, nada de chulé (ou seria xulé - não lembro e to com preguiça de procurar) enfim, mesmo usando meia elástica - que é o tar do troço que dá um futum miserável - minhas chinelas lindas não me decepcionaram.
Recomendo sem piscar o olho, nada melhor pra dar conforto pra quem tem que trabalhar sentada o dia todo num calor duzinferno. E pra caminhar também é bom, voltei andando do mercado ontem (umas 5 quadras) e não incomodou nem suou nem etc, etc, etc...

Ah sim, a minha é azulzinha :) - tão linda, schuif - miemociono ;) .

Quanto à escorregar, tropeçar, enroscar, não sei, mas eu sou uma pessoa desastrada, grávida fiquei 325 vezes pior, e com 1 dia e meio de uso ainda não me esborrachei. Deve ser um bom sinal. E também tem aquela coisa de quem usa original e usa os modelos Paraguation tabajara que custam 1/3 do preço e bla bla bla.

A blogueira Maite Lemos falou sobre a polêmica do uso de Crocs nas escolas aqui, pra quem não conhece ou quer saber mais um pouquinho sobre a razão conforto x perigos da sandália.

Além de tudo isso se cuidar um pouco nunca é demais né, porque grávida tem "aqueles" probleminhas básicos com equilíbrio mesmo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

31 semanas de um bebê gorducho e gotoso

Estamos de 31 semanas, e eu penso: "Caraca tá passando rápido!!"
O ultrassom que fizemos hoje mostrou um Leo gorducho, bochechudo, uma delícia: 1,886kg - tá explicado porque a barriga tá cada dia mais pesada e maior. Placenta grau II inicial, líquido em quantidade normal, tudo tranquilinho aqui dentro do meu aquário.
E entrando nessa reta final, faltando tão pouco pra ter meu pacotinho aqui do lado de fora eu começo a pensar naquilo que todas pensam: será que vou ser uma boa mãe, será que vou saber ensinar meu piazinho a ser correto, honesto, estudioso ... Será que vamos ter grana suficiente pra dar saúde, escola, roupas ... tanta coisa passando aqui dentro e ao mesmo tempo torcendo pra que chegue logo, pra eu ver a carinha dele, os olhinhos, os cabelinhos, morder os pezinhos ...

O quartinho dele tá quase pronto, o chá está sendo organizado, fizemos as lembrancinhas (eu e minha mãe) ... contagem regressiva...



Esse é o Leo hoje - nariz de batatinha igual do tio Bruno hehehe - nosso presente de ano novo!!!


terça-feira, 10 de novembro de 2009

30 semanas, calor e piscina - finalmente



Esta semana, seu bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se você acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho. Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto.
Mas não ache que seu bebê terá uma visão perfeita assim que nascer -- recém-nascidos só enxergam bem a uma distância de entre 20 e 30 centímetros. (Mesmo as crianças de visão normal só enxergam com 100 por cento da visão entre os 7 e os 9 anos de idade.) Para arrematar o olhar, seu bebê já tem sobrancelhas e cílios.





E depois de um fim de semana de chuvinha e vento fresco, o calor voltou ... e pior amanhã volto a trabalhar - chega de folga!!!! Sacanagem. Mas nem tudo é tão ruim, comecei a hidroterapia pras costas ontem foi cansativo, dolorido e tudo mais mas era piscina aiaiai que delícia, até o Leo se empolgou com o ambiente levinho rsrsrs... e fiz as contas, minhas sessões vão acabar quando eu estiver com 37 semanas, ou seja, quase parindo, bão demaaaais!!!
As dores vem e voltam, principalmente no braço e na mão mas tenho que conviver né, e tenho certeza que essas sessões de hidro vão ajudar bastante.

E o Leo só cresce e faz bagunça, as vezes tenho a impressão que a minha barriga não vai esticar o suficiente pra ele, mas deve ser só impressão.
Semana que vem tem ultrassom, não vejo a hora de ver a carinha dele afinal, o último foi há 8 semanas, imagino o quanto ele mudou de lá pra cá.

O negócio é esperar e torcer pra segunda feira chegar logo!!






quarta-feira, 4 de novembro de 2009

29 semanas .... cadê a piscina???


Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais -- que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento.
A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30a semana de gestação.
As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes.
O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo.

Aqui estamos nós, Leo crescendão, cada dia mais esperto (a gente conversa horrores), e o calor chegou!!! E junto com ele os inchaços, a pressão baixa e minhas costas e braço doem mais ... mas tá bom assim, prefiro o calor ao frio sem pestanejar, o que me falta agora é finalmente terminarem a reforma da piscina onde vou fazer a hidroterapia, pra melhorar a lombalgia, seriam dois coelhos e uma cajadada né - refresca e alivia ... só que vou ter que esperar até segunda feira pra começar. Eu quero a piscina!!!!!

Também estou começando os "prepares" pro chá que vai ser dia 28, e cada dia que passa vejo que esqueci de fazer convite pra mais uma pessoa - essa amnésia gravídica é incrível!!!!!! Mas, tirando essa parte, estou incrivelmente ansiosa, naõ vejo a hora que chegue o dia e por outro lado, to com medinho porque quanto mais o tempo passa mais perto está o dia de ser oficialmente mãe, com bebê no colo e tudo mais ...

Enquanto não chega o dia vou mandando os convitinhos, curtindo os últimos dias de atestado, tomando 3 banhos frios por dia ...