quarta-feira, 28 de outubro de 2009

sobre meias elásticas e a dificuldade de colocar e tirar com tanta barriga

Algum tempo depois resolvi deixar a preguiça pra mais tarde e colocar aqui as minhas impressões sobre meias elásticas para gestantes.
Bom, antes de tudo meu leigo conhecimento me permite dizer que existem pelo menos 3 tipos de meias (comprimento) e 3 tipos de compressão: meia 3/4, meia 7/8 e meia calça (com barrigueira) sendo suave, média e alta compressão (que é dada em mm de Hg - ou milímetros de mercúrio para os menos chegados em física rsrs) - se alguém souber mais coisas que isso por favor conte aí ...
Na minha primeira consulta com minha atual médica (sim eu troquei de médico pq o primeiro que consultei era um tosco insensível que sabe muito da técnica e pouquíssimo do emocional da gestante) ela me recomendou o uso pois eu trabalho sentada o dia todo, já tenho umas veiazinhas feias aparecendo na perna e sou uma pessoa pequena não acostumada com muito peso, ou seja, ela previa que o corpinho ia sofrer rsrs.
As meias elásticas são famosas pelos preços pouco convidativos, sabendo disso resolvi que iria na farmácia, pediria a bichinha e nem ia olhar quanto valia, pra não desistir (tenho cartão convênio na farmácia e só vejo o rombo preço no fim do mês).
Conversei com as moças da farmácia sobre qual dos tamanhos era melhor (meia calça, 7/8 ou 3/4) e por decisão própria comprei a 7/8, já que uma das moças só tinha usado a 3/4 e a outra só a meia calça.
Antes de me recomendar a compressão a moça me levou numa salinha e mediu o diâmetro da coxa, da panturrilha e do tornozelo, aí jogou tudo numa tabelinha lá, junto com meu peso, que disse que eu deveria usar a média compressão.
Uma coisa é fato. Nada mais brochante que uma mulher barriguda usando aquelas meias cor bege frígido da pele. Vestir aquilo então é o ó ... levo mais ou menos 50 anos 10 minutos, 5 minutos pra cada perna - imagine se fosse colocar a tal da meia calça então afff, melhor nem pensar. Existem até uns equipamentos ultra-sofisticados pra ajudar pessoas idosas, obesas e orcas grávidas a vestir, mas dispensei as engenhocas, usei o modo manual mesmo (se arrependimento matasse...).
As meias devem ser calçadas logo de manhã, antes de levantar da cama, pois de manhã as veias estão vazias porcausa da facilidade de retorno de sangue que ocorre durante o sono (http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/gravidez4.asp).

O fato é que apesar de ser um entre os tantos utensílios gravídicos brochantes e fudidos difíceis de usar, ajuda bastante, os tornozelos e os pés não incham, eu passo o dia sem dor na perna quando tá calor - tá bom sei que é pior ainda usar aquilo no calor - mas os efeitos benéficos são visíveis desde o primeiro uso.
Eu procuro justamente usar nos dias mais quentes porque é quando eu mais sofro com dor e inchaço, quando tá frio nem preciso porque não dá muita alteração.
Quem tiver uma grana disponível, os preços variam entre 60 e cento e poucos reais (eu paguei absúrdicos  R$ 125,00 na minha, mas não é Kendall, a marca é Legline Venosan), e achar que vale a pena o sacrifício, eu recomendo, só adianto - não façam a besteira ridícula que eu fiz de sair caminhar usando a coisa meia, porque depois que tira e ergue os pés pro fluxo assentar parece que as pernas vão explodir - é horrível.

Ah sim, detalhe importante - disse a moça da farmácia que a meia calça é boa porque ajuda a suspender a barriga, que acaba parecendo menos pesada que realmente é e blablabla - mas eu não quis pagar pra ver (ela custa mais caro ainda afff) hehehe...

Nesse site http://www.fisiostore.com.br tem vários modelos e compressões e tudo mais pra quem ainda não conhece de perto as bichinhas.

2 comentários:

  1. Oi, querida!
    Admiro sua força de vontade!
    Minha perna já estava uma coisa quando engravidei e a primeira coisa que ouvi foi que não podia ficar sem a meia. Tentei, juro. Usei a 7/8 e meia-calça mesmo, mas era horrível!! A 7/8 ficava escorregando por conta do suor(calor é f..) e a meia-calça me dava a impressão que começava no pescoço, não na barriga.
    Não seja lesa como eu, continue usando pq, como vc já percebeu, vale a pena.
    Bju gde =*

    ResponderExcluir
  2. parabens pela disposiçao em usar esse treco!!! nao usaria na gravidez nem a pau!!! um pouco antes de engravidar fiz cirurgia de varizes e tive que usar na recuperaçao, tb comprei a 7/8 que pelo calor q faz aqui seria melhor pra colocar q a meia calça. gastava tempo pra colocar aquele treco, morria de calor, um inferno!!! e agora to tamanho q eu to com a barriga q eu to nao conseguiria colocar sozinha de jeito nenhum!!! como ja tenho problemas de varizes achei q fosse aumentar, e ate agora no 8° mes nada mudou!! pra nao dizer nada, apareceram uns 3 vazinhos que saem facil com aplicaçao depois!!! beijos!

    ResponderExcluir