terça-feira, 27 de julho de 2010

Crianças estão consumindo produtos industrializados antes dos 6 meses

Eu senti obrigação em replicar o que li na revista Crescer hoje, (e que já ouvi da pediatra do Leo e também li em inúmeros outros sites desde que estava grávida), porque tenho lido nos blogs que visito (de mães de primeira viagem como eu) que muitos bebês novinhos, com 6 meses e até menos tem comido danoninho, biscoitos, sucos adoçados com açúcar, mel e outros tipos de alimento industrializado.
 Gostaria imensamente que quem ler e quiser divulgar entre seus conhecidos o faça, pois acima de tudo é a saúde dos bebês que tem sido colocada em risco, muitas vezes por desinformação das mães.

" Pesquisa realizada pela Unifesp ressaltou que a amamentação e a dieta da criança ficam prejudicadas devido aos maus hábitos alimentares.
Os erros na alimentação da criança estão acontecendo cada vez mais cedo. É o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Departamento de Pediatria da Unifesp. Ela revelou que antes mesmo dos 3 meses de idade há pais que oferecem aos filhos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, como macarrão instantâneo, sucos artificiais e salgadinhos.

Além de prejudicar o período de amamentação exclusiva, que deve acontecer até os 6 meses, essa atitude contribui para a obesidade infantil e o aparecimento de doenças associadas a ela, como colesterol, diabetes, hipertensão. Segundo Maysa Helena de Aguiar Toloni, nutricionista e autora da pesquisa, existe ainda risco de a criança apresentar reações alérgicas e carência de minerais e vitaminas, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento.

O estudo, que avaliou 270 pais de crianças de berçários de creches públicas da capital paulista, mostrou que, antes de a criança ter 1 ano, 87% dos entrevistados já tinham lhes oferecido açúcar, 88%, chás e 73%, mel. Este último, aliás, se consumido antes do primeiro ano de vida, traz risco de a criança contrair botulismo. Também entraram para a lista de alimentos consumidos antes dos 6 meses refrigerante e açúcar refinado.

Para a pesquisadora, como esse trabalho foi realizado com famílias de menor nível socioeconômico, fica evidente que esses erros são derivados da falta de informações em relação à saúde dos filhos e a influência que a publicidade tem sob as escolhas alimentares que fazem para as crianças."


Não deixem de divulgar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário