segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Início do Desmame

"Há muito tempo eu andei calada mas agora resolvi falar"... pois é, andei super afastada daqui, são quase 10 meses pra ser exata, mas o motivo era justo, não tinha internet em casa. E também não achava que tivesse algo tão importante a dizer, como tenho agora. Estamos iniciando o desmame aqui em casa. O Leo está com um ano e nove meses (quase dez), está indo na escolinha pela manhã, e eu resolvi me cuidar também, isso tudo está atrelado ao desmame, e vou explicar o por quê.

Como eu disse em um post anterior, sobre amamentação, quando o Leo tinha pouco mais de 2 meses meu leite começou a diminuir muito, a ponto de chegar a hora de mamar e eu não ter nada além de um peito vazio e murcho pra oferecer, ele tinha fome e não aceitava mamadeira com leite artificial, então recorri à minha GO, que me prescreveu o Equilid 50. Nessa época eu já havia perdido todos os 17 kg ganhos na gravidez e tinha meu corpo de antes (claro que a barriga era uma pelanca pois ainda era cedo). Comecei a tomar o remedinho, meu leite voltou a "existir" e junto fui ganhando quilos a mais com o passar do tempo. Pra quem não sabe, o Equilid é um tipo de anti-depressivo que faz aumentar o apetite e cria um desejo VORAZ por doces.
Ano passado eu fui sumariamente demitida do meu antigo emprego e desde então sou mãe e dona de casa, pois não consegui mais me encaixar no mercado de trabalho, e aproveitei também pra curtir essa fase de desenvolvimento do meu pequeno, que é boa demais. Só que ficando em casa a gente também vai se acomodando, come mais, não se exercita, e em resumo, hoje estou 10 kg acima do meu peso ideal e pré-gravidez, o que tem me feito muito mal, inclusive como pessoa e como mulher que sou.

Há cerca de um mês e meio resolvemos (eu e meu marido) colocar o Leo na escola, um CMEI aqui pertinho de casa, para que ele convivesse com outras pessoas (adultas e crianças) e deixasse um pouco a timidez e o "grude" com a gente de lado. Também esperamos que ele solte a língua, porque ainda não fala quase nada. Tem sido muito bom pra ele, só que por mamar em casa quando acorda, ele não tem muito apetite para tomar o café da manhã que a escola oferece, e a sugestão da diretora foi começar a desmamar. Algo em que eu já estava pensando há algum tempo porque também queria emagrecer e sabia que o remédio que tomo é um dos fatores de impedimento.

Como ainda restavam algumas cartelas do remédio, continuei tomando e resolvemos (eu e meu marido) que quando acabasse seria a última. E esse último comprimido eu tomei sábado. Ontem tive concurso pela manhã e o Leo não mamou, tomou leite de soja e comeu pão. Mamou somente a noite, antes de dormir, pois meus peitos estavam cheios, ainda em decorrência do efeito do remédio no organismo. Hoje de manhã ainda tinha leite e ele mamou também. Ainda não sei como será à noite (ah sim, o Leo estava mamando apenas duas vezes por dia, de manhã cedinho e à noite antes de dormir) mas resolvi que vou oferecendo o peito enquanto tiver leite, até que ele mesmo perceba que acabou e abandone também.

Não imaginava que seria tão difícil tomar uma decisão dessas, porque amamentar é bom demais, é um momento só nosso, que amamenta ou amamentou sabe, mas tenho orgulho de tudo que fiz pra conseguir manter isso até hoje, sei que foi o meu melhor por ele.

 Leo e eu no aniversário de um ano dele


E você que já passou pelo desmame? Como foi? Conte aí nos comentários....

5 comentários:

  1. Oii Pri, então meu Davi está com 1 ano e 2 meses, eu me emocionei um pouco com o final do post pq imagino como será para mim, vai ser difícil!
    apesar da parte de ñ ter leite (sempre tive o suficiente para o baby) me identifiquei com seu post, pq pretendo colocar o Davi na escolinha ano q vêm! e cuidar um pouquinho da minha vida pq vida de dona de casa engorda rs!
    Bom não entendo dessa fase, mas acho q vc está fazendo tudo certinho pelo que li, deixando acontecer naturalmente!
    Beijuu

    ResponderExcluir
  2. é verdade, tem que ser naturalmente, acompanhando o crescimento deles né... aos poucos a gente se acostuma com a novidade e tudo volta ao normal de novo...bjus

    ResponderExcluir
  3. obrigada Dri, semana abençoada pra vocês tb!!! bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá, quantos comprimidos você tomava ao dia?

    ResponderExcluir
  5. Olá..muito bonito seu post...
    Eu gostaria d saber qdo vc começou a tomar o remédio? Qtos meses seu bebe tinha? A minha Maitê está com 2 e eu estou percebendo que meu leite nao tem mais sustentado ela... Por isso estou introduzindo o leite artificial... Me ajude! Rs... Nao qro parar de amamenta-lá e como vc mesmo disse eh uma delicia... Algo que somente nós mamães podemos fazer. Desde ja ... Agradeço! Bjo

    ResponderExcluir